quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ministro Chefe da Secratria dos Portos visita o Açu.


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o empresário Eike Batista, estarão no Super Porto do Açu para a visita do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, e do subsecretário da pasta, Fernando Victor, na manhã desta sexta-feira, 24 de julho.
Na comitiva, ainda estão, Júlio Lopes, secretário de estado de Transportes e Júlio Bueno, secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, além de representantes da Usina Mecânica Carioca S/A, da Companhia Docas do Rio de Janeiro, da Companhia Docas do Estado de São Paulo e do grupo EBX.
Este vai ser o primeiro contato entre a prefeita e o empresário desde a viagem dos dois e do governador Sérgio Cabral à China e a Cingapura, onde foi confirmada a vinda da siderúrgica da Wisco para o Complexo Logístico e Portuário do Açu, com investimentos de 4 bilhões de dólares e a geração de cerca de 20 mil empregos.
Para a prefeita Carla Machado, essa visita do ministro Pedro Brito, consolida ainda mais o projeto. “O BNDES através do BNDESPAR adquiriu ações da LLX colocando o governo federal de vez como parceiro. A nossa ida à China foi proveitosa onde teremos uma siderúrgica se instalando no município e novos investimentos deverão portar por aqui. Isso mostra credibilidade e que estamos no caminho certo”, analisa a prefeita.
A Secretaria Especial de Portos (SEP) foi criada por meio da Medida Provisória n° 369 de 07 de maio de 2007. Após aprovação pelo Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em setembro daquele mesmo ano, a Lei 11.518 que consolidou o funcionamento da SEP e o novo modelo de gestão do setor portuário com a revogação das leis, decretos-lei e dispositivos legais diversos. Com a nova pasta, a gestão dos portos brasileiros se desvincula do Ministério dos Transportes.
A SEP irá assessorar diretamente o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e fomento do setor de portos marítimos. Também será responsável pela execução e avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura portuária marítima e dos portos outorgados às Companhias Docas.

Fonte - Secretaria de Comunicação de São João da Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário