sexta-feira, 24 de julho de 2009

Prefeita Carla recebe Ministro dos Portos, junto com Eike Batista.




Durante a visita do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, na manhã desta sexta-feira (24), ao Super Porto do Açu, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o convidou para participar de uma Feira de Investimentos em Pequim e também pediu ao ministro que convidasse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o município.
O evento teve a participação do empresário Eike Batista, do subsecretário da Secretaria Especial dos Portos, Fernando Victor, de Júlio Lopes, secretário de estado de Transportes, e de Júlio Bueno, secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, além de representantes da Usina Mecânica Carioca S/A, da Companhia Docas do Rio de Janeiro, da Companhia Docas do Estado de São Paulo e do grupo EBX.
“É um projeto audacioso, um projeto de grande escala para o mundo inteiro. Conheço vários projetos pelo mundo, mas o que acontece aqui é uma revolução absoluta. Não é só criar empregos, mas coisas novas, padrões industriais novos. Projeto desse porte prepara o Brasil para o futuro”, analisa o ministro.
Brito acrescenta que projeto desta escala só há na China. “Além disso, o conceito de porto-indústria integrado é inovador, esse projeto sai na frente e tem estrutura para atender a demanda do pré-sal e tudo isso com totais condições ecológicas para mitigar os riscos ao ambiente. Desenvolvimento sem respeito ambiental não existe”, ressalta.
Eike Batista destaca a importância da vinda do ministro e a credibilidade do projeto. “Ter a autoridade máxima do setor visitando o Super Porto do Açu é um carimbo especial para o projeto. Temos assinados 74 memorandos de intenção de empresas em movimentarem e ou se instalarem no Complexo. Hoje, as empresas “X” tem 7 bilhões de dólares em caixa e temos relatórios com índices elevados emitidos pelo Banco Mundial e BNDES”, frisa o empresário, acrescentando que também existe projeto para a criação da “Cidade X” e da “Cidade Verde”. Eike enfatiza: “nós somos preservadores do meio ambiente”.
Para Carla Machado, esse compromisso de Eike Batista com o município é primordial para o desenvolvimento sustentável. “Ele tem cumprido tudo que prometeu. Tem preocupação com o ambiental, com o social e está aproveitando a mão-de-obra local. Além disso, as compensações pela obras estão sendo direcionadas para dragagem, drenagem, a construção de um Terminal Pesqueiro, uma Usina Modelo de Reciclagem de Lixo e uma Fazenda Experimental”, esclarece Carla.
A prefeita informa que os contatos na China foram bem proveitosos e mostram a importância da integração entre município, estado, governo federal e iniciativa privada. “Estamos trabalhando para dotar o município de infraestrutura para receber todos os investimentos. Fomentamos cursos de qualificação profissional, segurança pública, tecnologia, saúde, macrozoneamento e planejamento urbanístico e viário”, enumera.
Porto do Açu - Com construção iniciada em dezembro de 2007 e operação prevista para o início de 2012, o Super Porto do Açu prevê também uma retroárea para armazenamento dos produtos que serão movimentados, além de um complexo industrial contíguo. As metas anuais para as exportações são de 63,3 milhões de toneladas de minério de ferro, além de 10 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, 15 milhões de toneladas de carvão, 5 milhões de toneladas de granéis sólidos e 7,5 milhões de toneladas de carga geral.
Secretaria Especial de Portos (SEP) foi criada por meio da Medida Provisória n° 369 de 07 de maio de 2007. Após aprovação pelo Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em setembro daquele mesmo ano, a Lei 11.518 que consolidou o funcionamento da SEP e o novo modelo de gestão do setor portuário com a revogação das leis, decretos-lei e dispositivos legais diversos. Com a nova pasta, a gestão dos portos brasileiros se desvincula do Ministério dos Transportes. A SEP irá assessorar diretamente o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e fomento do setor de portos marítimos. Também será responsável pela execução e avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura portuária marítima e dos portos outorgados às Companhias Docas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário